Orixás

No Ketú temos Olorun como Deus supremo, criador de todas as coisas, e temos nossos orixás, as forças da natureza, nossos protetores, nossos anjos da guarda, orixás não são santos, são divindades, que estão mais próximos de nós, e como contam algumas Itans ( lendas) eles viveram na terra, na origem de tudo e tiveram participação na criação, e hoje apresentam-se no aye (terra) apenas em determinadas datas, para abençoar a egbê ( comunidade) ou Yawo seu protegido, ao todo são 16 orixás mais cultuados no Brasil são eles:

Exú
Exú faz a comunicação entre os dois mundos, orun e aye, leve com mais rapidez um pedido dos homens a um orixá, exu é o princípio de tudo, é o primeiro a ser saudado, exu significa em yorubá “esfera” simboliza o infinito, exu tem acesso ao passado e futuro, ele é abertura de caminhos, os orixás respondem no ifá mas exu traduz, foi ele que ensino, a arte da adivinhação aos humanos.

Dia da semana: 
Segunda-feira
Cores: vermelho e preto
Saudação: Exu ye, laroye!
Ogum
Ogum é caminhos abertos, vencedor de demandas é o senhor das tecnologias, dono do ferro, guerreiro astuto, poderoso, ogum ajuda seus filhos vencer na vida, um filho de ogum nunca se acomoda na vida, pois ogum é valente é acostumado ir buscar o que se precisa.Dia da Semana: terça-feira
Cores: azul marinho
Saudação: Emi Neji Ogum Lacae!
Ode

O grande rei de Alaketú, orixá da fartura, da caça, exímio caçador, jovem, alegre, irmão mais novo de Ogum, onde está Ogum também deve estar Odé, pois juntos suas forças se somam, também é conhecido como Oxossi.

Dia da Semana: Quinta-feira
Cores: Azul Turquesa
Saudação: Ará Um Xê, Koke Odé!

Omolu/ Obaluaye

Obaluáye = “rei dono da terra” Omolu = “ filho do senhor”, são os nomes mais conhecidos deste orisa no novo mundo pelos nagôs, uma vez por ano as casas de candomblé fazem um ritual, uma festa para este orixá, o Olugbaje (Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer ; ou ainda aquele-que-come), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas, em folhas de mamona.

Dia da semana: segunda-feira
Cores: vermelho, preto e branco
Saudação: Atoto! (silêncio)

Ossaim

Originário de Iraô, atualmente na Nigéria, perto da fronteira com o ex-dahomé, é estreitamente ligado a Orunmilá, pelo seu conhecimento das ervas. É patrono da vegetação rasteira, senhor das folhas e de seus preparos, é o mestre do mato, também conhecido como curandeiro, vive nas matas.

Dia da semana: terça-feira
Cores: verde e branco
Saudação: Ewê ô!

Iroko
Iroko representa uma das quatros árvores sagradas do povo yorubá, foi a primeira árvore plantada no aye e que ligou a orun, por onde os orixás desceram, este orixá tem a responsabilidade de cuidar de todas as árvores plantadas no aye.Dia da semana: Terça-feira
Cores: branco, verde e cinza
Saudação: iroko i só ! eeró !
Oxumare

O orixá que se mostra em todo o mundo, através do seu principal símbolo o arco-iris (oxumaré), este fenômeno da natureza só aparece após a chuva, o arco-iris representa riqueza, a riqueza de oxumare e também a força, pois enquanto tiver arco-iris, a chuva não cairá, o arco-iris também é sinal de bons tempos e bonança, orixá das prosperidade e da fartura.

Dia da semana : quinta-feira
Cores: amarelo e verde
Saudação: a run bobôi !